quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Coluna SNACK BAR - O Lado B da Humanidade: A NOVA SAGA DO CLÃ TAIRA ( Versão 001)

http://mochileiromistico.blogspot.com.br/2014/11/da-serie-sonetos-para-juventude-guarda.html



            No outono de 2016, a Cinemateca Brasileira, situada em São Paulo, exibiu o filme “A Nova Saga do Clã Taira”. Uma película, em 16 milímetros, datada de 1955, em que, sob a direção de Kenji Mizoguchi, se mesclou a ficção com a realidade ao tratar de uma trama ambientada, em 1137, no período Heian, em Kyoto – a, então, capital do Japão.
            Onde o âmago da história nasce do fato de que seus habitantes se perdiam em meio a um conflito de forças criado por Shirakawa, o imperador emérito, Fujitsu, o regente vigente, e os monges Palanquins, do templo de Hiei.
            Tal qual ocorria com a mente de Kiyomori Taira – cuja interpretação ficou ao encargo de Raizo Ichikawa. Que, por ser filho de Yasuko, uma cortesã – desempenhada por Michiyo Kogure –, não sabia se tinha por pai Shirakawa – vivido por Eijirô Yanagi –, ou Tadamori Taira, o samurai – personificado por Narutoshi Hayashi –, que, por ordem de seu líder, o tomou como herdeiro, ou de algum monge devasso.
            Contudo, a condição se faz “mãe” da sua razão quando, com o fim de conter a ascensão dos samurais – que, de forma bíblica, assumiram a função de juízes –, o Ministro da Esquerda manda sequestrar Tadamori.
            Mostrando que a esquerda não presta em qualquer lugar do tempo ou do planeta.
            Quando, como um autêntico conservador, Kiyomori coloca a honra – o maior legado de sua formação – acima de tudo e, liderando o Clã Taira, vai, na “base do tapa”, resgatar aquele que lhe é o verdadeiro “velho”.




Peça ao seu jornaleiro de confiança os livros da coleção “O Sangue Derramado” e ajude a desenterrar a literatura mal-assombrada do Brasil.




Financie o Mochileiro Místico

https://apoia.se/mochileiromistico

ANIVERSÁRIO DE ITANHAÉM

Na segunda, dia 22 de abril de 2024, a partir das 06:00pm, pegue o seu violão e, tal qual um menestrel cósmico, comemore o aniversário ...