quarta-feira, 19 de julho de 2017

Coluna SNACK BAR - O Lado B da Humanidade: O INTENDENTE SANSHO (Versão 001)

http://mochileiromistico.blogspot.com.br/2017/01/coluna-snack-bar-o-lado-b-da-humanidade.html



            Durante o outono de 2016, a Cinemateca Brasileira apresentou o filme “O Intendente Sansho”. Uma película de 16 milímetros, em P&B, baseada no homônimo conto, escrito por Ogai Mori, que publicado foi em 1915. Que, sob a direção de Kenji Mizoguchi, tem sua trama deflagrada por uma decisão de Masauji Taira – interpretado por Masao Shimizu –, que, durante o período Heian, era governador da província de Mutsu.
            Dado que, ao ver que a vitória era uma ilusão, seu povo poupou de um fardo mais pesado do que a vergonha, ao não enviar homens e suprimentos para uma guerra que o Clã Taira travava em prol do controle do arquipélago japonês.
            E, por isso, por traição condenado foi.
            Então, a fim de que só seu “ombro se esfolasse”, enviou sua família ao exílio.
            Mas não sem antes dar ao filho, Zushiwo – vivido na juventude por Masahiko Kato –, a seguinte recomendação: “Um homem sem caridade não é um homem”. Posto que se há de ser “severo consigo e generoso com os outros”.
            Havendo uma mensagem implícita nesse axioma. Que, como um espólio intelectual, serve de mote para uma filosofia de vida. Já que fala para que o cujo seja forte. Pois só quem tem poder pode jogar alegria no ânimo de um necessitado.
            Do contrário, ele só serve de “muleta pra malaco”. Ajudando o fodido a se arrastar, até o barranco mais próximo, e, depois, qual um “beque atirado aos cães”, ainda arcar com a culpa pelo infortúnio do infeliz.



Em A FILOSOFIA DE UM ASCETA se discorre sobre a busca do MUNDO ESPIRITUAL. Ou seja, daquilo que transcende a TERCEIRA DIMENSÃO. E que, parece se distanciar da REALIDADE, por conta do que ocorre nos versos que RAUL SEIXAS tão bem cantou em EU TAMBÉM VOU RECLAMAR: “Dois problemas se misturam / A verdade do Universo / E a prestação que vai vencer”. Mas que podem se atar se, tal qual o YIN YANG, se compreender que, de um lado, cabe à CIÊNCIA cuidar das coisas da TERRA, enquanto que, do outro, a RELIGIÃO deve zelar pelos desígnios do CÉU. E, juntas, nos conduzir rumo à ETERNIDADE.




https://www.clubedeautores.com.br/book/235224--A_Filosofia_de_um_Asceta#.WS7F1IWcFMs

Financie o Mochileiro Místico

https://apoia.se/mochileiromistico

COMBUSTÍVEL, METAL E POEMA: CROOKED BOY (O NOVO EP DO RINGO)

Agora, às 10:30pm, ocorrerá, no VK, a live "COMBUSTÍVEL, METAL E POEMA: CROOKED BOY (O NOVO EP DO RINGO)", que tratará da nova...